A comunidade de clientes da Praxedo: Axians

A Axians procurou melhorar a sua oferta de serviços de gestão de campo; a Praxedo foi adoptada e duas centenas de técnicos em operação foram monitorizados diariamente. Além de aumentar a produtividade, a Axians também obteve uma melhoria na satisfação do cliente.

 

 

Antes de começarmos a usar a Praxedo, tudo era gerido à mão com ficheiros de excel, e-mails e chamadas telefónicas para acompanhar as nossas ordens de trabalho. Agora que nós implementamos a Praxedo com sucesso, a informação flui muito mais suavemente.

Christian Couzon, Gerente da Unidade de Negócios.

Número de técnicos: 200

Sector de indústria : Telecomunicações

País : França

Introduzindo a empresa e os problemas encontrados

A Axians é a marca da VINCI Energies dedicada à ICT. A missão primária da empresa é a de oferecer serviços de manutenção aos seus clientes de telefone fixo e móvel. A actividade de manutenção desenvolveu-se consideravelmente nos últimos anos. Como a maioria dos contactos estão activos durante vários anos, os contratos de manutenção trazem à Axians tanto receitas contínuas como as vantagens significativas de manter relações de longo-termo com os seus clientes.

Escolhendo a solução

A Axians providencia serviços de manutenção anual a mais de dez mil locais de telecomunicações por toda a França, gerando assim um enorme volume de informação. Para apoiar o crescimento das suas actividades de manutenção em expansão e profissionalizar os seus processos, a Axians considerou ser essencial pôr em prática uma solução de gestão de serviços de campo que fosse confiável, robusta e eficiente.

A Praxedo foi escolhida por três razões principais:

1. A aplicação já tinha sido utilizada com sucesso por outra subsdiária da VINCI Energies envolvida em missões muito semelhantes às da Axians.

2. Um cliente principal da Axians já usava a Praxedo; foi uma oportunidade para analizar a ferramenta e potencialmente criar sinergias.

3. A flexibilidade de pessoas e capacidade de resposta da Praxedo permitiria à Axians estabelecer confiança e proximidade com o seu próprio pessoal, um ponto essencial de acordo com Christophe Caizergues, Director para a Manutenção em França.

Principais benefícios da solução

• Acompanhamento em tempo real:

– Assim que um bilhete é criado no sistema do cliente, este aparece automaticamente na Praxedo enquanto está a ser enviado para o técnico.

“A principal vantagem da Praxedo é que logo do início a situação é monitorizada em tempo real e o progresso pode ser rastreado por toda a equipa de gestão. Tudo pode ser visualizado tanto pelas equipas de manutenção como pelo pessoal do centro de monitorização”, confirma Christophe Caizergues.

Poupança de tempo & redução de chamadas telefónicas:

– Graças à Praxedo, a Axians observou poupanças operacionais significativas. O número de chamadas telefónicas feitas por trabalho criado caiu, o que fez aumentar a eficiência e reduzir as cobranças telefónicas.

Um clima de confiança e comodidade:

– Os funcionários que estão utilizando a Praxedo relatam sentirem-se confiantes e relaxados pois a aplicação é ergonómica e muito objectiva na sua utilização, de acordo com Christophe Caizergues.

• Boa adopção da aplicação por parte dos técnicos:

– Os funcionários da Axians têm relatado vantagens na utilização da Praxedo: a informação necessária para concluir ordens de trabalho é de acesso fácil e eles podem submeter ordens de trabalho directamente através de um smartphone.

“A Praxedo torna a nossa vida muito mais fácil: nós não precisamos mais passar pelo escritório, podemos receber uma notificação onde quer que nós estejamos, o mais próximo possível do local da ordem de trabalho. Nós recebemos a morada e uma descrição completa do que é preciso fazer – é realmente uma grande vantagem.” Ludovic Poisson, técnico da Axian.

• Satisfação do cliente:

– Os dados de campo recolhidos usando a aplicação Praxedo ajudam a Axians a providenciar aos seus clientes evidências que demonstram como a empresa cumpriu bem com as suas obrigações contratuaisfulfilled its contractual obligations.

“Um ponto chave na vida dos contratos de manutenção de telecomunicações é a capacidade do provedor do serviço cumprir com os seus objectivos que geralmente estão associados a uma cláusula de penalização. Nós temos um tempo garantido de reparação de avarias de três horas e meia, em qualquer lugar na França. É por isso fundamental manter um registo de quaisquer dados que indiquem se o provedor do serviço cumpriu com as suas obrigações em condições satisfatórias. Desta forma a Praxedo é muito útil.” Christian Couzon.

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